Escrevo porque vivo e vivo pra sentir. Sentir é objeto do que escrevo, e é por isso que sinto, para me completar ao escrever.
domingo, 21 de novembro de 2010
Sonho de uma noite de primavera
Noite cálida e quente
Expressão pálida e envolvente
Tenho traços de paixão sonolenta
A qual acordou numa manhã cinzenta
São meia-noite, reforço-me na memória,
Bem na hora que a magia acaba
Sirvo-me dos versos pra ver continuado
Esse sonho que chamo de história
Projeto, então, um futuro trascendental
Que retira o vazio de um coração sozinho
Não me pareceria nada mal
Pegar uma flor e me cortar com seu espinho
Pois a vida nem sempre é um musical
Desses que tudo acaba bem
Às vezes não nos saimos nada mal
Mas em muitas delas nos damos mal também
Fecharam-se as cortinas, acabou o espetáculo
Está tarde e você amanhã tem uma vida pra viver
Sonhar acordada não é pecado
Pense assim: é só sua maneira de ser.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Sem Nexo
Sentada em frente à minha monotonia
Porque será que ela insiste em me procurar:?
Sinto que já não mais é um estado temporário
Desses que vão e voltam
É, contudo, maneira permanente de ser
Que às vezes se afasta para me ludibriar
Vejo os filmes sem letargia
Por isso mesmo queria ser atriz
Fugir de quem somos é tentador,
ainda que por um pouco de tempo
Enganar-se por momentos pode ser justificável
Quero me enganar que hoje não serei só mim e mim
Acredito que tenho o direito
Desse modo, iludo-me com uma vida imaginária
Enquanto deixo passar a que vivo sem sentir a dor que ela traz
sábado, 4 de setembro de 2010
Resposta - Skank
Bem mais que o tempo
Que nós perdemos
Ficou prá trás
Também o que nos juntou...
Ainda lembro
Que eu estava lendo
Só prá saber
O que você achou
Dos versos que eu fiz
Ainda espero
Resposta...
Desfaz o vento
O que há por dentro
Desse lugar
Que ninguém mais pisou...
Você está vendo
O que está acontecendo
Nesse caderno
Sei que ainda estão...
Os versos seus
Tão meus que peço
Nos versos meus
Tão seus que esperem
Que os aceite...
Em paz eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais eu fico onde estou
Prefiro continuar distante...
Que nós perdemos
Ficou prá trás
Também o que nos juntou...
Ainda lembro
Que eu estava lendo
Só prá saber
O que você achou
Dos versos que eu fiz
Ainda espero
Resposta...
Desfaz o vento
O que há por dentro
Desse lugar
Que ninguém mais pisou...
Você está vendo
O que está acontecendo
Nesse caderno
Sei que ainda estão...
Os versos seus
Tão meus que peço
Nos versos meus
Tão seus que esperem
Que os aceite...
Em paz eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais eu fico onde estou
Prefiro continuar distante...
domingo, 22 de agosto de 2010
Sou o que não sei
Sou o que não sei
o que não vivi
os livros que não li
Sou o que não defini
e o que não vi e senti
Sou um pedaço do que não sou
e o resto que faltou
Sou tudo que posso ser
e tudo que existe para se ser
Se há beleza na sensibilidade
eu isso sou
Se há, porém, trevas na arte
também isso sou
Quero ser a mistura do belo e do desprezível
Por isso sou o que ninguém é
Por isso existo e continuo a existir:
Para ser.
sábado, 21 de agosto de 2010
Linguagem do Amor
quero todos os verbos pra me ajudar nessa hora
seja pra me expressar, seja pra jogar fora
quero também todas as conjunções possíveis,
adversativas que me ajudem nos impossíveis
traga-me, se há uma forma viável de argumento,
se não ganho nos fatos, ganharei no pensamento
a riqueza da língua precisa me servir na mão
porque o nosso amor é de fato uma contradição
se me vem com uma pedra, lhe mostrarei um caminho
se me traz uma flor, mostrarei-lhe seu espinho
amar é contradizer-se em tempo inoportuno
e arrepender-se por isso
quero amar-te em verso e prosa
quero um amor como aquela rosa
sem metáforas ou anáforas
que uma ciência possa conceituar
conjugaria o verbo amar somente no presente pra nunca mais te perder
apagaria sua conjugação pretérita
que foi de fato mais-que-imperfeita
e ensinaria você a conjugá-lo no futuro.
que o "mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto" nos ajudem a ficar juntos
Saudades do que poderia ter sido e não foi
Já sinto saudades...
das viagens que planejamos e não fizemos
dos shows que marcamos e não fomos
das peças que comentamos e não vimos
das loucuras que não passamos e nem passaremos.
Já sinto saudade...
das tardes que estavas ao meu lado em todo momento
das noites frias em que me aquecia em seu edredom
das musicas altas que ao tomar banho cantava fora do tom
dos conselhos amigos que me traziam tormento.
Já sinto saudade de você...
que nem um dia se passou de sua ausência
mas que em horas já me deixa uma carência
por talvez nunca mais te ter.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Será - Legião Urbana
Composição: Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá
Tire suas mãos de mim
Eu não pertenço a você
Não é me dominando assim
Que você vai me entender
Eu posso estar sozinho
Mas eu sei muito bem aonde estou
Você pode até duvidar
Acho que isso não é amor.
Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?
Nos perderemos entre monstros
Da nossa própria criação
Serão noites inteiras
Talvez por medo da escuridão
Ficaremos acordados
Imaginando alguma solução
Prá que esse nosso egoísmo
Não destrua nosso coração.
Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?
Brigar prá quê?
Se é sem querer
Quem é que vai
Nos proteger?
Será que vamos ter
Que responder
Pelos erros a mais
Eu e você?
Eu não pertenço a você
Não é me dominando assim
Que você vai me entender
Eu posso estar sozinho
Mas eu sei muito bem aonde estou
Você pode até duvidar
Acho que isso não é amor.
Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?
Nos perderemos entre monstros
Da nossa própria criação
Serão noites inteiras
Talvez por medo da escuridão
Ficaremos acordados
Imaginando alguma solução
Prá que esse nosso egoísmo
Não destrua nosso coração.
Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?
Brigar prá quê?
Se é sem querer
Quem é que vai
Nos proteger?
Será que vamos ter
Que responder
Pelos erros a mais
Eu e você?
sábado, 14 de agosto de 2010
Em tempos de crise
Cadê aqueles olhos brilhantes e úmidos que contagiam pela doçura e alegria?
Cadê aquele sorriso estampado no rosto por qualquer bobagem que pudesse ouvir?
Cadê aquela felicidade empolgante que era irradiada em simpatia?
Cadê aquele sentimento de liberdade que a dominava e a fazia pensar que não havia limites pra viver?
Acho que todos esses sentimentos se esvaíram à medida que seu temperamento forte foi dominando e se impondo a prejuízo do meu.
Acredito que todos os meus passos estão sendo regulados e que no final, há uma sentença que me julgará constantemente a ouvir e ouvir e ouvir...
ouço, presto atenção em cada detalhe, cada palavra que dói como um bisturi abrindo parte do meu passado e retirando ele juntamente com meu próprio eu.
Não me reconheço mais. Esse nome já não é meu. Essa pele já não é minha, nem ao menos meu cabelo. Olho-me no espelho e não consigo me decifrar. Olho pro lado e parece que meus amigos não me conhecem, pois eles falam de um alguém do qual eu não faço mais questão de ser. Estou lembrando-me de amar e esquecendo de me viver.
Amor será dar ao outro de presente a própria solidão? Se é assim, estou amando. No máximo deve ser algum tipo de tentativa errônea de aprender a amar. Se é o caso não quero mais amar. Dói e não é feliz. O amor pra mim hoje não é feliz. Minha alegria se foi, estou vestida de uma carapuça séria e rígida da qual eu mesma me puno por saber que por dentro ela não existe, está vazia. E dia a dia eu não consigo achar aquela felicidade boba e sincera que era tão fácil de se perceber.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Só fala em mim
Não consegui descrever o que eu estou sentindo nesse momento. Tentei, mas está tudo tão confuso que não sei bem o que dizer. Então ouvi essa canção e dedico ao meu amor, o dono do meu coração partido.
domingo, 8 de agosto de 2010
Seus Olhos
Olhos castanhos, inocentes.
Não entendo como preservou isso depois de tanto tempo
depois de tanta agressividade
depois de tanta maturidade.
Saber que uma parte do seu corpo se contrapõe às suas atitudes e tenta desdizer sua forma de existir me faz acreditar que há pureza em ti, que há uma criança dentro de você.
É isso o que seus olhos me dizem.
Egocentrismo
EU EU EU EU
gira o mundo ao meu redor
e eu não quero que ele pare
no dia que isso ocorrer
eu giro no seu lugar
(ou se outra versão me permite:
eu bebo mais vodka).
Por que sinto dor?
Será o fato de ter-te me trazer dor?
Ou o peso de ser perfeito o nosso amor?
Será a frustração por não ser quem você quer?
Ou a falta de vontade de me tornar seu ideal de mulher?
Será o oculto desejo de sempre buscar o proibido?
Ou o pensamento que assim nosso sentimento seria traído?
Será que pretendo sempre possuir o que não é permitido?
E o que conquisto se torna "obstáculo vencido"?
Será que é tão dificil assim se entender?
Entender a dor, entender o que dói
E por que dói?
Se dói é porque é vivo
'E amor só é bom se doer'.
10 de junho de 2010
Acho que se sabe quando se ama quando tudo o que você lê passa a ter sentido. E tudo o que você escreve vem embriagado de sentimentalismo. Quando escrevi isso, naquele exato dia, eu soube que estava amando de verdade.
"Você é uma mescla do intenso com o equilíbrio que se externa num ritmo arrebatador e viciante... Vontade de te dançar, até me fundir aos seus batuques e me render a tua liberdade, a ponto de ser ela a minha liberdade, o meu caminho, a minha chegada.
Você é um caminho avesso do alvo que me perturba a mente e o coração ao andar sobre... Vontade de te percorrer, de sentir cada traço quente do teu ser, a ponto de fazer das tuas quedas as minhas derrotas e das tuas alegrias o meu gozo.
Você é um desejo profundo e reprimido que arde em mim de voar, de correr, de andar, de não parar... Vontade de te ser e de me ser em ti, a ponto de não querer sair, a ponto de me mesclar em ti.
Oh, eu clamo... Traze-me a alvura dos teus olhares, o som do teu céu, o bailar das tuas horas, o pulsar da tua vivacidade, que eu sei que diferem dos meus. E se preciso for, traze-me contigo o gemido das tuas noites frias, o calar do teu peito angustiado. Traze-me tudo que é teu, e eu tomarei comigo, pra mim. Só pra mim, infinitamente por uma noite."
Indignações
Num desses dias de irritação dissertei sobre a sociedade num geral. São pensamentos que nem sei se hoje ainda os sustento, mas vale de registro. Noto profundamente assim minhas transformações.
"Há um grito na alma de todo homem, um vazio que consome cada dia mais o que tem dentro de si e o esvazia.
E o que completa não é nada, além daquele que iniciou todas as coisas e criou até mesmo o próprio homem do pó.
Tentativa frustrada é para nós buscarmos em alguém o que não podem nos dar. Nos iludirmos com aqueles que estão iludidos nesse mundo. Talvez nem tudo valha a pena, mesmo a alma não sendo pequena.
Por que buscar o consolo humano, se quem nos criou tem muito mais pra dar? Nenhuma necessidade podemos ter que Ele não possa suprir, pois nos formou com as limitações para rompermos com Ele.
E pessoas vão, pessoas vêm e nada muda entre nós. Será que a solução está realmente em nós? Pensamos tanto em nós mesmos, mas não queremos o nosso bem. O homem é o próprio destruidor dele mesmo.
Os olhos que contemplam todas as coisas não são os humanos. Quem se limita à Terra torna-se pequeno. "Há muito mais entre o céu e a Terra que supoe nossa vã filosofia." Não seria isso uma verdade? E mesmo assim, cada dia mais existem caminhos mirabolantes que chegam na mesma resposta. Em tempos de guerra, buscamos a paz; em tempos de paz, buscamos a guerra. E a maior guerra está dentro de nós. A mente é o maior campo de batalha. Lutar contra si mesmo é o maior desafio. É covardia.
E quando lutamos para tirar um pedaço de nós que pertence à outra pessoa é doloroso. Mas toda ferida um dia cicatriza. Ninguém tem a chave do nosso coração, mas nós temos todos os atalhos para mudarmos o curso da nossa breve vida.
E quanto mais progresso buscamos, mais retrocedemos. Estaríamos nós tentando voltar às origens e viver como animais? Ou seria o mundo um zoológico civilizado?
A resposta pra indagação está em nós. O problema é que insistimos em repetir a pergunta.
E quanto mais andar, mais paralizados ficaremos. O caminho está errado!"
Tarde de Domingo
"...
É como ver uma partida de futebol
E não poder vibrar pelo gol
É como estar nas águas do mar
E ser afogado pelas suas ondas
É como um poeta ter em mãos a tinta, a pena e o papel
E não ter a sua inspiração
É como os heróis não tendo os vilões
E ninguém que conte seus feitos
Assim é o coração de uma menina
Desejando o lado errado da vida.
Essas lágrimas não são minhas, são suas
Por mim mesma não as teria
Mas você escolheu plantá-las em mim
Ou talvez eu as tenha escolhido
Por acreditar na sua brincadeira de conquistas
Ah! Se eu tivesse ouvido os conselhos
Se eu tivesse fechado meu coração
Essa dor não teria começo
Esse poema não existiria
Nem meu interior estaria partido
Se pudesse escolher
Preferia ser menos um pensador no mundo
A ter que relatar meus pesares
Mas a vida não nos dá escolhas
E é isso que a deixa tão emocionante
Mas eu ainda espero pela tarde de domingo
Que ele virá à minha casa
Riremos juntos do que hoje é motivo de choro
Falaremos o quanto nos amamos
E cairemos apaixonados na cama pensando um no outro
E você, talvez estará procurando
Alguém que te complete, que te ame
E não a encontrará
Isso não é vingança, não é meu desejo
São consequências da vida
Mas enquanto esse dia não chega eu choro,eu lamento, eu desejo
Ainda que errado, eu almejo
Mesmo sabendo que não terei, idealizo.
Porém, vou esperar o mundo girar e reverter a situação
Vou esperar pela tarde de domingo."
Hoje, depois de tantos anos eu vejo que tive muitas tardes de domingo como essa que descrevi. E hoje minha tarde de domingo tem um nome, que sempre ecoa em meus pensamentos.
Olhos no Espelho
Incrível como a experiência de se olhar no espelho pode trazer pra vida de um amante. Lembro-me que enquanto jantava essa frase me veio a mente e senti que imediatamente o papel clamava por mim. Daí, entendi que minha alma precisava se expressar, e precisa registrar o que ela falava. Não era de costume, afinal, sempre escrevia e rasgava, só pra ter uma maneira dela falar. Mas dessa vez foi diferente, minhas palavras saltavam da caneta de uma forma que nunca vi antes. E assim, saiu esse esboço de poema. O qual nunca mais consegui complementar. Têm sentimentos que só são vividos, e por isso registrados, apenas uma vez.
"Olhos no espelho
Vejo a face destemida
O coração palpita
Por um profundo desejo
Olhos no espelho
Não encaram a realidade
Uma profunda verdade
Que nem todos conseguem sabê-lo
Olhos no espelho
Uma imagem refletida
Exprime o que todos vêem
Mas não alcança o interior
Será tão difícil a percepção
De algo que não consegue olhar ?
Deveriam então existir espelhos
Que mostrassem-me sem a máscara
Cairiam as rotulações,
desfariam-se as afirmações
egoístas, egocêntricas
Que me devoram de instante a instante
Veja o meu interior sedento
Olhe para dentro de mim
O espelho do homem é a sua alma
Não me despreze por não ser o que você queria
Eu possuo muitas faces
Posso mostrar a que eu quiser pra você
Mas antes, olhe-me no seu espelho,
E procure os meus olhos nele
Olhos no espelho
Estou despida em sentimentos
A roupagem só mostra aquilo que agrada
E me deixa sem mim, mascarada"
Lembranças de menina
Lembro-me bem, enquanto menina, alimentava um amor secreto e platônico por um certo rapaz. Ele era mais velho e sinto que foi um personagem que eu criei, o qual ele encenou muito bem. De fato senti coisas fortes com ele, mas vejo, hoje, que tudo não passou de mera distração de coração de menina querendo se aventurar. Nunca o vi enquanto o amei, só guardava esse sentimento como um combustível para escrever. E daí surgiu esse poema tão jovem e inocente.
"Quando me deparo com meus pensamentos,
Eu sinto os traços doces do teu rosto,
Refletidos em cada instante no meu olhar
Me envolvo com sentimentos,
Que insistem em contradizer meu gosto,
Mas que não deixam de te admirar
Estou confusa, ajude-me a me encontrar
Pois quando estou perto de ti o mundo parece parar
E o tempo que insiste em demorar longe de você
Numa fração de segundos parece passar quando encontro-te
Tudo parece fora do ar,
Tudo me inspira a cantar a beleza da nossa amizade
Contigo ao lado é só felicidade
Num mundo onde esta palavra parece não se encaixar
Me transborde com sua beleza
Me ensine como você a andar sempre em frente
Me deixe ser a menina de sempre
Mas ao mesmo tempo uma mulher com sua grandeza"
Assinar:
Postagens (Atom)














